Este é um texto para você empreendedor(a), empresário(a), que ainda enfrenta os duros impactos da pandemia do novo coronavírus.

Ou você que pretende empreender ou está em busca de orienações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro durante esse período de crise.

Muitos negócios ainda enfrentam uma forte perda de vendas, com falta de consumidores e um acelerado enxugamento de caixa

Mesmo já tendo passado por períodos muito difíceis de isolamento social, inclusive por um forte lockdown, o Brasil ainda em vista de outros países está tentando caminhar e já tem um mercado em movimento lento que tenta se recuperar com muito esforço.

A possibilidade de já iniciar a vacinação nos próximos dias gera um tom de esperança que ajuda neste movimento na direção de uma desesperadora e necessária retomada econômica mais intensa.

Fato é, que ainda temos muitos consumidores confinados, baixo consumo, grandes perdas financeiras nas empresas, gigantes da indústria automobilística deixando o país por impasses comerciais com o governo e altíssimas taxas de desemprego.

E para piorar, notícias de variantes do vírus chegam a todo momento gerando uma sensação de insegurança em relação ao futuro, desta forma realmente não é fácil planejar e antecipar quando todo esse ciclo se encerrará e quais serão todas as consequências.

Desta forma, algumas iniciativas são fundamentais, para que se você ainda não foi vítima de toda essa crise, consiga lidar com ela até onde for possível, de fato não são dias fáceis, a dificuldade tem alcançado a todos, mas existem algumas atitudes pontuais e fundamentais que podem te ajudar neste processo:

FORTE CORTE DE CUSTOS

É importante neste momento forçar ao máximo a redução de custos, mesmo que ela comprometa um percentual da sua efetividade ou da qualidade dos seus serviços, converse com seus fornecedores e clientes e enxugue o máximo que você puder os seus custos, é fundamental ter o máximo de controle de caixa possível nestes períodos de extrema incerteza, evite TODOS os pagamentos não necessários na sua operação

CORTE VENDAS SEM MARGEM

O mix de produtos, principalmente no comércio varejista é um pilar essencial para atender as variadas necessidades dos consumidores, alguns desses produtos geram mais rentabilidade, outros menos e outros nem chegam a gerar retorno efetivo, mas compõem a lista de opções ao cliente e são cobertos pelo lucro de outros ítens, em um período de extremo enxugamento como vivemos, não é interessante trabalhar esse tipo de produto, todo o esforço de vendas e logística deve estar focado nos ítens que podem e vão gerar retorno e fazer o seu negócio seguir performando mesmo que em ritmo lento.

CONGELE INVESTIMENTOS NÃO ESSENCIAIS

Processos de expansão não prioritários e essenciais para a sobrevivência da sua empresa devem ser paralisados, não é o momento de investir em obras ou expansões que não vão resultar de forma efetiva em performance, força de vendas ou ganho produtivo/logístico para o momento. Todos os recursos que não sejam aplicados em demandas urgentes, podem ser úteis nos dias futuros para gerar liquidez, capital de giro para o seu negócio

AJUSTE SUAS NEGOCIAÇÕES COM FORNECEDORES

É bem provável que você já tenha estabelecido algumas renegociações com seus fornecedores, tanto os que estão em dia, quanto os que estão atrasados, porém um pleno e contínuo alinhamento com eles fará a diferença nos seus custos e consequentemente nos seus preços, neste momento de dificuldade para todos, toda a cadeia comercial está consciente de que é preciso trabalhar de forma mais compreensiva porque os efeitos da pandemia ainda são enormes, principalmente para aqueles negócios que dependem fundamentalmente de mercados estrangeiros.

REDUÇÃO DE CUSTOS FIXOS

Baixar o break-even point, ou ponto de equilíbrio do seu negócio é fundamental, evite processos e/ou equipamentos ociosos a essa altura do campeonato, se desfaça de todo ítem que gere desperdício ou perda de recursos financeiros a curto e longo prazo, a regra ainda é economize, enxugue conscientemente, reduzir custos fixos pode gerar também capital de giro, que pode salvar a vida o seu negócio no futuro caso necessário.

REINVENTE – SE

A reinvenção mais do que nunca veio para ficar, o fato de pensar o novo a todo instante é uma cultura que precisa fazer parte do seu dia a dia de agora em diante, o mundo pós pandemia será um ambiente totalmente redesenhado, com novas práticas comerciais, profissionais, realidades como o home office, delivery, sistema pick – up, clique e retire, e muitos outros formatos que estão surgindo e vão surgir para impulsionar vendas, redesenharam a forma como as empresas farão negócios no futuro.

É preciso estar pronto para a prática da resiliência diária, para a plena adaptação, para parcerias, não há mais como manter a sobrevivência no mundo comercial de forma isolada, é preciso desenvolver a cultura plural, conectar segmentos, desenvolver estratégias omni channel, ou multi canais, partilha de comissões, enfim, nunca foi tão necessário ver concorrentes como parceiros.

PERSISTA

Aplique as orientações acima, que inclusive são visões estratégicas de muitos economistas nacionais e internacionais, no seu negócio e persista!

Sabemos que não são dias fáceis, que a teoria parece bem mais simples que a prática e realmente é! Porém se você desistir o seu problema dobra de tamanho e talvez você não consiga se recuperar,

Mas persistir, buscar ajuda e se reinventar, com certeza você conseguirá atravessar essa tempestade e sairá dela mais forte

Se precisar de ajuda, estamos a sua disposição, acesse: www.econze.com e conheça mais sobre nós e as soluções que disponibilizamos para ajudar você empreendedor(a) a ter resultados de qualidade!

Grande abraço, sucesso!

Fabio Lima

Sócio Diretor – EC11 Negócios

Gestão de Projetos, Marketing e Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.